Python

Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, imperativa, orientada a objetos, de tipagem dinâmica e forte. Foi lançada por Guido van Rossum em 1991. Atualmente possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation. Apesar de várias partes da linguagem possuírem padrões e especificações formais, a linguagem como um todo não é formalmente especificada. O padrão de facto é a implementação CPython.

A linguagem foi projetada com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. Combina uma sintaxe concisa e clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros.

O nome Python teve a sua origem no grupo humorístico britânico Monty Python, criador do programa Monty Python's Flying Circus, embora muitas pessoas façam associação com o réptil do mesmo nome (em português, píton ou pitão).
Python 3.3.0 ®

Características

Os operadores básicos de comparação como ==, <, >=, entre outros são usados em todos os tipos de dados, como números, cadeias de texto, listas e mapeamentos. Comparações em cadeia como a < b < c possuem o mesmo significado básico que na matemática: os termos são comparadas na ordem. É garantido que o processamento da expressão lógica irá terminar tão cedo o veredito é claro, o princípio da avaliação mínima.

Usando a expressão anterior, se a < b é falso, c não é avaliado. Quanto aos operadores lógicos, até Python 2.2 não havia o tipo de dado booleano. Em todas as versões da linguagem os operadores lógicos tratam "", 0, None, 0.0, [] e {} como falso, enquanto o restante é tratado como verdadeiro de modo geral.

Na versão 2.2.1 as constantes True e False foram adicionadas (subclasses de 1 e 0 respectivamente). A comparação binária retorna uma das duas constantes acima. Os operadores booleanos and e or também seguem a avaliação mínima. Por exemplo, y == 0 or x/y > 100 nunca lançará a exceção de divisão por zero.

Exemplo de Python: Contando palavras em um arquivo

arquivo = file('text.txt')
palavras = arquivo.read().split()
unicas = set(palavras)
 
print 'Palavras: %d. Tirando as repetidas: %d' %
(len(palavras), len(unicas))

Outro exemplo Python: Enviando e-mail

import smtplib
server = smtplib.SMTP('mail.xx.net')
 
# Envio de e-mail da conta @xy para a conta @xx
 
server.sendmail('leonardo@xy.com', 'leonardo@xx.net',
"""To: leonardo@xx.net
From: leonardo@xy.com
Subject: Teste de envio de email
Estou lhe enviando este email como um teste.
""")
 
server.quit()
print 'Envio OK'

Tutoriais: Python