ActionScript é uma linguagem de script orientada a objetos baseada em ECMAScript, utilizada principalmente para construção de aplicações RIA (do inglês RIA: Rich Internet Applications (Aplicações Ricas de Internet)). É executada em uma máquina virtual (AVM - "ActionScript Virtual Machine"), atualmente na versão 3 que está disponível no Adobe Flash Player (plug-in encontrado em navegadores web) e também no ambiente Adobe AIR.
Adobe Actionscript é uma linguagem de programação da plataforma Adobe Flash. Originalmente desenvolvida como um meio para os desenvolvedores programarem dinamicamente, melhorando a eficiência do desenvolvimento de aplicacões na plataforma Flash, desde uma imagem simples à uma complexa animação.
Embora esteja na terceira versão, existem duas versões lançadas como ActionScript. As versões 1.0 e 2.0 (a versão 1.0 foi nomeada somente quando a versão 2.0 foi lançada).
Com a introdução do Flash 4 em 1999, o conjunto de ações foi incrementado e gerou uma linguagem de scripts. Novos recursos como variáveis, expressões, operadores diversos, blocos de condição ("if"), e loops foram adicionados. Apesar de ser chamado internamente de "ActionScript", o manual do Flash 4 e documentos de marketing continuaram a usar o termo "actions" para descrever a linguagem.
ActionScript 3 ® |
Adobe Actionscript é uma linguagem de programação da plataforma Adobe Flash. Originalmente desenvolvida como um meio para os desenvolvedores programarem dinamicamente, melhorando a eficiência do desenvolvimento de aplicacões na plataforma Flash, desde uma imagem simples à uma complexa animação.
Embora esteja na terceira versão, existem duas versões lançadas como ActionScript. As versões 1.0 e 2.0 (a versão 1.0 foi nomeada somente quando a versão 2.0 foi lançada).
História
Desenvolvido pela empresa Macromedia, hoje é controlada pela Adobe (que comprou a Macromedia em 2005), o ActionScript começou como uma linguagem de script para a ferramenta Macromedia Flash. As primeiras três versões das ferramentas Flash possuiam recursos de interatividade limitados. Os programadores podiam incluir comandos simples, chamados de "action", à um botão ou frame. O conjunto de ações era limitado a controles de navegação básicos, com comandos como "play", "stop", "get URL", e "goto and play".Com a introdução do Flash 4 em 1999, o conjunto de ações foi incrementado e gerou uma linguagem de scripts. Novos recursos como variáveis, expressões, operadores diversos, blocos de condição ("if"), e loops foram adicionados. Apesar de ser chamado internamente de "ActionScript", o manual do Flash 4 e documentos de marketing continuaram a usar o termo "actions" para descrever a linguagem.
Exemplo de ActionScript 3.0:
botao.addEventListener(MouseEvent.CLICK, escreve) function escreve(e:MouseEvent){ texto.text = "Olá, mundo!" }
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